quinta-feira, 3 de maio de 2007

Ironia

A vida tem destas ironias. Uma mensagem lançada ao mar numa garrafa, que no capricho das ondas volta ao remetente sem nunca se ter afastado dos seus pés. Um fio que queremos cortar mas que resiste teimosamente, vincando as mãos nuas. Um filho pródigo que regressa a casa.
O meu último dia de Liceu foi num Setembro demasiado luminoso, para fazer um exame de 2ª época. Faltava concluir uma única disciplina para ter o secundário terminado; fartava transpor o derradeiro obstáculo para poder ir para a universidade e virar mais uma página da vida. Sentia plenamente a solenidade do momento, como um ginasta que quer a medalha de ouro: se falhar, perde a medalha e um ano de vida.
Por estranho que pareça, o exame foi feito no ginásio. Para os professores havia a conveniência de juntarem numa só sala todos os alunos, a uma distância segura uns dos outros, para evitar os cabulanços. Para os alunos havia o stress adicional de estarmos fora do nosso espaço habitual, numa sala sem aconchego, sentido uma pressão inquisitória sobre nós. O meu pensamento tinha a simplicidade do instinto de sobrevivência: quero acabar, sair, e nunca mais cá por os pés!
Dezasseis anos depois regresso ao mesmo local. A sala está engalanada para a celebração dos 60 anos do Liceu. Por qualquer equívoco fui incluído num grupo restrito de ex-alunos a quem foi pedido que contassem histórias de outros tempos. Senti-me como uma raposa a quem pediram para guardar as galinhas. À minha frente tenho os professores a quem fazia a vida negra e os alunos que agora o fazem por mim. Vacilo entre a vontade de ser fiel aos acontecimentos e a necessidade de branqueamento do passado. Coragem! Já passaste aqui um exame!

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do seu texto. Obrigado.
è bom saber que uma escola é mesmo importante para todos nós!!!!

Anónimo disse...

Fiz também parte desse restrito grupo de alunos que deixaram os seus testemunhos e, sendo eu uma fervosa admiradora daquele que será sempre o meu liceu, não podia deixar de vir aqui dar uma vista de olhos. Foi bom ver as formas diversas mas sempre profundas como aquele liceu marcou muitos dos seus alunos.

simaraoptor disse...

gosto do seu blog...era o ex aluno que estava sentado ao meu lado, aquele que tinha um dossier com fotografias e com os testes =P
gostei daquilo que disse, e do que fez com o sinal da vaca!
Alias, as suas recordaçoes e as do seu amigo (salverro prof. de matemáica) foram a parte mais gira da tarde no ginasio =>

Anónimo disse...

Foram fantásticos!
Obrigada por terem respondido de uma forma tão genuína ao meu pedido.
Um abraço com muita amizade.
Luisa

Anónimo disse...

também eu estive a dar o meu testemunho,embora ainda fresco na memória, dos tempos passados no nosso Rainha e é comovente ver como aquela escola toca a maioria das pessoas que por lá passam, no meu caso com muitos dos meus melhores amigos e com o meu namorado que lá conheci, assim como com belas recordações de vida solarenga e felicidade!
viva o Rainha!